search latitude

type a search...


Curatorial Exchange 2018/2019 - Applications closedback

Registration closed

Announcement of selected participants

We are delighted to announce the selected candidate and the two substitutes to the Curatorial Exchange 2018/2019 – Research and curatorial practice, as indicated in this public notice:


Ana Avelar (selected)
Gabriel Bogossian (first substitute)
Raphael Fonseca (second substitute)


Screening Committee
Priscila Arantes – Artistic Director and Curator of Paço das Artes and professor of Art, Critic and Curatorship course at PUC-SP


Jacopo Crivelli – Curator and researcher


Alessandra D’Aloia – Fortes D’Aloia & Gabriel, ABACT’s board representative


Akio Aoki – Vermelho, Latitude’s Managing Committee representative


Idurre Alonso - Associate Curator of Latin American Art, Getty Research Institute


Latitude has received 20 projects that were analyzed deeply by the Curatorial Exchange Screening Committee. We would like to thank the effort and availability of those who applied. We hope you all might participate in the next editions of this public notice.






Há dez anos promovendo a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea, o projeto Latitude lança o Intercâmbio de Curadores – Pesquisa e práticas curatoriais. Com foco no investimento em conhecimento e qualificação do profissional no Brasil, a ação oferece em 2019, uma oportunidade de pesquisa curatorial na área de artes visuais no GRI – Getty Research Institute (Los Angeles, EUA).


Em sua trajetória, o Latitude investiu em diversas ações, desde o apoio à participação de galerias de arte contemporânea em feiras de diversos países às Art Immersion Trips, que trazem ao Brasil curadores estrangeiros e outros profissionais das artes para uma imersão na produção cultural e artística do país.


Agora o projeto expande suas ações, valorizando o trabalho dos profissionais de curadoria atuantes no cenário artístico nacional, e os convida a participar da seleção para o Intercâmbio de Curadores 2018/2019. Podem se inscrever brasileiros, ou estrangeiros atuantes e residentes no Brasil há pelo menos cinco anos, com fluência em língua inglesa.


O processo seletivo será feito por meio da análise de projetos, que devem ser inscritos no período de 24 de setembro a 12 de novembro de 2018. O selecionado receberá remuneração pela pesquisa, passagens aéreas e também seguro de viagem durante o tempo de estadia no exterior.


A iniciativa é uma realização da Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT por meio do Projeto Latitude – platform for Brazilian contemporary art galleries abroad, uma parceria com a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.


 

Access the open call below: